criptoativos

SÃO PAULO – Em um momento de forte crescimento do mercado de criptomoedas, com o lançamento de diversos produtos relacionados no Brasil, como os fundos de índice (ETFs), se torna cada vez mais necessário o investidores aprender e entender o funcionamento do Bitcoin e demais ativos digitais.

E para isso, a operadora da Bolsa brasileira, B3, junto com a gestora QR Asset Management, lança nesta quarta-feira (8) o primeiro curso sobre criptoativos da Bolsa.

O curso, intitulado “Como Investir em Cripto na bolsa”, será gratuito e totalmente online, com aulas gravadas em que os alunos poderão assistir no tempo que preferirem. As inscrições começam no dia 13 de setembro, mas já é possível reservar uma vaga no curso pelo site criado pela B3 e pela QR Asset.

Em comunicado, as empresas explicam que o objetivo do curso é “educar os investidores sobre essa nova classe de ativos, de modo a explorá-la sem correr riscos”. Serão três módulos com um total de oito aulas, com direito a um certificado assinado pela B3 para quem completar o programa.

Segundo Alexandre Ludolf, diretor de investimentos da QR Asset, a educação financeira é muito importante para o investidor, em especial quando o assunto é o mercado de criptoativos, que ainda é recente e tem atraído muitas pessoas por conta do seu potencial.

“O objetivo [do curso] é informar o investidor que existem formas seguras, reguladas e muito simples para investir nessa classe de ativos. Tivemos a preocupação também de ensinar os meios de se blindar de fraudes, esquemas de pirâmide e vários outros ‘cantos da sereia’ que permeiam o mercado não regulado”, explica.

As empresas explicam ainda que a programação do curso foi pensado levando em consideração os diferentes perfis de investidores e as várias faixas etárias, sendo feito desde o investidor pessoa física de meia idade, passando pelo jovem que acabou de começar no mercado e até os investidores qualificados, institucionais, consultores financeiros e analistas.

Entre os fatores que levaram à criação do curso está o aumento de CPFs cadastrados na Bolsa, além do lançamento de cinco ETFs, aumentando o público com acesso aos investimentos em criptoativos. Além disso, a QR Asset destaca que “notícias recentes sobre esquemas e crimes envolvendo Bitcoin podem, ainda, reavivar as antigas descrenças sobre essa classe de ativos, demandando iniciativas educacionais sobre o assunto”.

Conteúdo das aulas

O curso será dividido em três módulos e terá oito aulas com profissionais e especialistas do mercado de criptoativos, abordando temas que vão desde uma explicação básica do que é Bitcoin até como identificar e evitar riscos.

Os professores serão Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos; Fernando Carvalho, CEO da holding QR Capital; Alexandre Ludolf, Diretor de Investimentos da QR Asset Management; Rafael Izidoro, CEO da Rispar; e Marcelo Carmo, Diretor de Negócios da QR Asset Management.

No primeiro módulo, “Entendendo o Bitcoin e Criptoativos”, Ulrich explica o básico do que é e como funciona o Bitcoin, além de analisar o cenário macroeconômico e as opiniões de diversos especialistas sobre a tese de investimento na criptomoeda e sua comparação com o ouro.

No segundo módulo, “Mitos e Verdades sobre os Criptoativos”, serão exploradas questões de escalabilidade da rede Bitcoin, as formas de se obter consenso em uma rede blockchain e uma avaliação sobre os motivos e se faz sentido a associação desse mercado com crimes cibernéticos, mostrando como a rede Bitcoin lida com segurança.

Por fim, no terceiro e último módulo, “Investindo em Cripto na bolsa”, os professores esmiúçam as possibilidades, estratégias, vantagens e riscos de se investir em cripto pela bolsa de valores.

Invista nos fundos de criptomoedas mais acessíveis do mercado: abra uma conta gratuita na XP!

The post B3 e QR Asset lançam curso gratuito sobre investimentos em criptomoedas appeared first on InfoMoney.