O cuidado sanitário para a prevenção da Covid-19 está no centro das atenções da Expointer 2021, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Antes do início da feira foram traçados protocolos sanitários para serem seguidos até o próximo domingo (12).

Com a abertura dos portões no sábado (04), o Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) programou para a feira uma série de atividades educativas para o público. A intenção é mostrar de forma lúdica a importância de atitudes como uso de máscara, distanciamento e vacinação.

O personagem do Zé Gotinha foi um dos presentes no primeiro dia de feira no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Residentes em saúde promoveram ainda com os visitantes atividades interativas. Com o uso de bambolês, era demonstrado o distanciamento que uma pessoa deve manter da outra.

Outra atividade usava uma fumaça (a base de amido de milho e corante alimentício) que era soprada em direção a um voluntário. Dessa forma, o rosto e outras áreas descobertas ficam marcadas com o pó. Ao tirar a máscara e ver a imagem em um espelho, a pessoa percebe que nariz e boca permanecem limpos. O pó atóxico é de fácil limpeza após a atividade. Uma máscara nova também é fornecida após a demonstração. Essas atividades se repetirão nos demais dias de feira.

Temperatura e máscara

Todas as pessoas passam por triagem cada vez que acessarem o Parque de Exposição Assis Brasil. Há verificação de temperatura e orientação quanto ao uso da máscara e demais regras sanitárias. Só será autorizada a entrada de quem estiver com boas condições de saúde.

Cercamento eletrônico

Para controlar a circulação de pessoas em áreas do parque que costumam ser bastante demandadas pelos visitantes, haverá monitoramento em tempo real de quatro espaços: Pavilhão da Agricultura Familiar, Pavilhão do Comércio, Pavilhão Internacional e Boulevard e imediações.

Caso o número limite de pessoas seja alcançado nestas áreas, as catracas serão bloqueadas até que se reduza a circulação. O controle será feito por tecnologia, com software e telas de monitoramento instaladas por empresa contratada para esse serviço.

Alimentação

O comércio de alimentos e bebidas será realizado exclusivamente em espaços específicos. O público não poderá consumir alimentos ou bebidas nos pavilhões e nas áreas de circulação do parque. O consumo só será permitido em locais próprios e devidamente sinalizados para este fim.