O primeiro lote de restauro do acervo do Museu Julio de Castilhos, em Porto Alegre, foi concluído. A partir desta terça-feira (24), os visitantes podem conhecer o resultado da recuperação de dez bustos e quatro telas, sendo duas de grandes dimensões.

Vinculado à Secretaria da Cultura do RS, o museu funciona das 10h às 17h, de terça a sábado, na rua Duque de Caxias, 1.205-1.231, no Centro Histórico. Em razão de protocolos sanitários por conta da pandemia de coronavírus, a capacidade está limitada a dez pessoas por vez.

O acervo ficará em exposição na sala de acesso ao museu por curto espaço de tempo, sendo apresentado também o processo utilizado para devolver a beleza e solidez a cada uma das peças.

Em breve, um novo lote será restaurado, incluindo uma das peças que mais mobiliza o público visitante: a carruagem que pertenceu a Carlos Barbosa, governador do Rio Grande do Sul entre 1908 e 1913. Também fará parte do próximo grupo uma escultura de Duque de Caxias a cavalo, obra do escultor pelotense Antônio Caringi.