Restando poucos meses para Black Friday, o varejo online já começa a desenvolver estratégias de vendas para o período. Só no primeiro semestre de 2021, houve uma alta de 74,4% nas vendas por meio do e-commerce se comparado com o mesmo período de 2020. Para esse segundo semestre, cerca de 32% dos brasileiros pretendem aumentar o consumo de vestuário, e 29% planejam comprar aparelhos eletrônicos, segundo o levantamento “Retomada do Consumo 2021”, realizado pela Inteligência de Mercado Globo.

Neste episódio do ROI Hunters, Dener Lippert, CEO da V4 Company, Guilherme Lippert, Cofundador e Key Account Manager da V4 Company e Fernando Miranda, head de Marketing do InfoMoney, discutem estratégias e os preparativos para o principal período de vendas para o varejo online.

Os hosts debatem sobre a importância de abordar a Black Friday meses antes da data, e a comparam com um lançamento. “Ela tem tudo que um lançamento precisa; Escassez, aquecimento, expansão, antecipação e tem urgência”, diz Fernando Miranda.

Guilherme Lippert comenta sobre os principais pilares de sucesso para as vendas nessa data sazonal. Ele cita o primeiro como o período de preparação. “Pensando nesse primeiro pilar de preparação, é imprescindível iniciar a divulgação de campanhas na internet com pelo menos 30 dias de antecedência, com a verba crescente”, finaliza.

Dener diz que os meses que antecedem a data são importantes para negociação. “Na data de Black Friday as mídias ficam muito mais caras, assim como ações com influenciadores. Por isso, comece a negociação desde já, pois o valor será muito maior próximo do mês de novembro”.

Eles destacam que a loja física, diferentemente de 2020, será muito importante para a Black Friday deste ano. “Uma dica que eu gosto de compartilhar para quem pretende investir também na loja física, é planejar o período de promoções. Como por exemplo uma Black Week. Você precisa aproveitar o hype dessa data de vendas”, orienta Guilherme.

Dener compara o hype com o lançamento de filmes no cinema e produções das plataformas de streaming. ”O hype, assim como no trailer de um filme em pré-lançamento disponível com seis meses de antecedência, serve para criar uma expectativa nos consumidores e preparar terreno para uma data específica. Posso citar ocasiões como Dia das Mães e Dia das Crianças ou mesmo eventos como Rock In Rio e LollaPalooza, que fazem isso de forma magistral”, completa.

Entenda nesse episódio os quatro pilares para atrair mais clientes e ter sucesso nas vendas na data de Black Friday. Ouça os demais episódios na íntegra nos players de sua preferência clicando aqui: O podcast oficial de marketing digital e growth do InfoMoney.

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