Atualmente muitos pais e professores têm incentivado as crianças a aprenderem um segundo idioma desde pequenas, isso para garantir o acesso a escolas de melhor qualidade e expandir os conhecimentos. Como professor voluntário de inglês, Rafael Libman dispõe de seu tempo para ensinar crianças carentes a aprenderem uma nova língua. Mas afinal, como as crianças conseguem aprender um segundo idioma? So, let’s begin!
Muita gente tem essa dúvida, pois quando a criança ainda é muito pequena, ela mal sabe usar corretamente seu idioma nativo e isso acaba gerando dúvidas nos pais e responsáveis: está na hora de colocar meu filho em um curso de idiomas?
Para o voluntário Rafael Libman, nunca é cedo demais para aprender um idioma novo, se a criança tem essa oportunidade, isso será ótimo! Tudo isso porque o cérebro das crianças adquire e aprende coisas novas muito rápido, o que torna o aprendizado muito mais acelerado do que em alguns adultos.
- Como apresentar o segundo idioma para uma criança?
O ideal é começar com o básico, ensinar algumas palavras, mostrar o significado e incentivar a criança a repetir. Nunca comece ensinando gramática, por exemplo. Esse processo precisa ser gradual e constante.
Voluntários como Rafael Libman indicam que as aulas comecem sempre com um vocabulário básico e funcional, ensinando por exemplo o nome de animais, parte do corpo, móveis de casa, itens do estojo escolar e assim por diante.
- Dicas para acelerar o aprendizado:
1 – Leia muito para a criança;
2 – Incentive-a a falar;
3 – Coloque desenhos animados em inglês;
4 – Baixe no celular games;
5 – Faça competições como jogos de memória;
6 – Apresente frases simples;
Com dicas básicas como essas o inglês das crianças começa a avançar de forma muito natural, o voluntário Rafael Libman conclui informando que desde poucos meses existem crianças que conseguem estruturar as primeiras frases e compreender palavras quando faladas, ligando ao significado.
Realmente esta é uma forma efetiva de apresentar o idioma a uma criança!