De acordo com a prefeitura, outras três unidades de saúde passarão por reformas para terem o atendimento retomado. Prefeitura reabre quatro postos de saúde em Porto Alegre
A Prefeitura de Porto Alegre reabriu, nesta quarta-feira (13), a Unidade de Saúde Vila Elizabeth, que é um dos quatro postos que foram fechados no fim do ano passado na Capital. A medida foi tomada para atender a uma decisão judicial.
Em 7 de dezembro, as Unidades de Saúde Jenor Jarros, Pitinga, Laranjeiras e Vila Elizabeth foram fechadas e os atendimentos foram transferidos para outros postos.
No entanto, 10 dias depois, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, atendendo a um pedido do Ministério Público, determinou que a prefeitura deveria reabrir as quatro unidades de saúde que foram fechadas após funcionários do Imesf receberem rescisões de contratos de trabalho.
A Unidade de Saúde Vila Elizabeth fica no bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre. Segundo o município, a estrutura conta com 163 m², atendendo uma população de 3,4 mil pessoas, com equipe de três médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes de saúde.
Conforme a prefeitura, na semana passada, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, visitou o prédio para avaliar a estrutura.
“Conversamos com a comunidade, que solicitou a reabertura do serviço. Hoje [quarta] estamos reativando a estrutura para fornecer atendimento à população”, afirma.
De acordo com a prefeitura, as outras três unidades de saúde passarão por reformas para terem o atendimento retomado. Segundo Sparta, esses locais necessitam de reparos e realização de intervenções, que podem levar até 60 dias, para que os prédios tenham condições de receber usuários para atendimento.
Moradores e funcionários enfeitaram entrada do posto para comemorar reabertura
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Jornal do Almoço