covid-19 coronavírus máscara

SÃO PAULO – De acordo com dados das secretarias de saúde estaduais, compilados pelo consórcio dos veículos de imprensa, o Brasil passou, nesta quinta-feira (7), a marca de mais de 200 mil mortes por Covid-19. O país registrou hoje 200.011 óbitos e 7.921.803 casos confirmados de coronavírus.

A primeira morte por Covid-19 aconteceu em março de 2020. O país registrou 100 mil mortes pela doença cerca de cinco meses depois, em 8 de agosto. E, passados mais cinco meses, ultrapassa agora o patamar de 200 mil mortes.

A marca é alcançada em meio a críticas sobre a demora do governo federal em anunciar o Plano Nacional de Imunização (PNI), que só foi divulgado em meados de dezembro, e diante do atraso em relação a outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Índia, Rússia e Israel, que já iniciaram suas campanhas de vacinação.

Havia uma expectativa de que o Brasil pudesse ser um dos primeiros países a vacinar sua população, já que testes clínicos de alguns dos imunizantes mais promissores do mundo foram iniciados no país. Isso ocorreu porque quando as vacinas começaram a ficar prontas para ser testadas em larga escala, a pandemia estava regredindo em outros países e estava avançando com força pelo Brasil, tornando o país um ambiente propício para os estudos.

O fato de os governos, em âmbito federal, estadual e municipal, terem relaxado as medidas restritivas nos últimos meses de 2020 também foi considerado um equívoco.

Logo após a pandemia ter recrudescido pela segunda vez em países europeus e nos Estados Unidos, especialistas alertaram sobre o risco de um novo avanço da pandemia pelo Brasil, mas nenhuma medida realmente eficaz foi tomada para evitar a perda de mais vidas no país.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes por Covid-19 do mundo em termos absolutos, só atrás dos Estados Unidos, onde o coronavírus já fez mais de 360 mil vítimas.

Quer migrar para uma das profissões mais bem remuneradas do país e ter a chance de trabalhar na rede da XP Inc.? Clique aqui e assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro!

The post Brasil registra 200 mil mortes por Covid-19 em meio a críticas sobre vacinas atrasadas e descaso de governantes appeared first on InfoMoney.